Como agir como homem: não reclame


Um dos principais motivos pelos quais os homens perderam a força nos dias de hoje é por terem criado o péssimo hábito de reclamar.

Sempre que conversamos sobre figuras masculinas do passado nós ouvimos histórias impressionantes sobre homens que viveram e trabalharam em péssimas condições, em geral criando uma dezena de filhos na roça, e mesmo assim conseguiram viver. Já notou que todas as histórias de antigamente são parecidas? Sim, porque os homens eram parecidos. Naquela época o governo talvez nem lhes dessem saneamento básico, ou energia elétrica, quanto mais bolsas e recursos financeiros. Mas em todas essas histórias, nós não conseguimos enxergar a figura de um homem reclamão. Ficasse ele reclamando de sua vida e seus dez filhos teriam morrido de fome.

Mas não morreram. Eles sempre conseguiram superar os problemas agindo como homens.

Com o advento da internet e massificação dos meios de comunicação é muito fácil você gastar horas do seu dia reclamando e postando fragmentos de frases inúteis as quais o objeto de sua revolta jamais irá ler e você nunca terá uma resposta. Você abre sua timeline no Facebook e tem dezenas de paspalhões reclamando do ônibus, política, postando bostas que lhe afligem para sentir um pequeno alívio em seu combalido ego quando alguns curtem o que ele postou.


Veja, eu não estou dizendo que você não deve expressar sua opinião sobre o que lhe desagrada. Estou criticando e querendo fazer você pensar sobre como reclamar da vida na realidade lhe prejudica e te fazer sentir menos forte diante de dificuldades.

Ao criar o hábito de reclamar, você começa a achar que a solução para seus problemas é reclamar e "desabafar" com familiares e amigos, sem perceber que na verdade você está enchendo o saco, e eles são muito educados para lhe dizer. Você começa a achar que o mundo lhe deve algo, que se reclamar as pessoas irão dar-lhe coisas de graça.

O mundo não lhe deve nada, seu paspalho. Se você é um homem e quer algo na vida aprenda de uma vez por todas que você precisa buscar, precisa passar por cima de dificuldades, barreiras e de seus próprios defeitos para ter algum sucesso.

Por exemplo, tenho vários colegas que reclamam que os cobradores de dívidas não param de lhe aporrinhar, ou que o banco está lhe cobrando taxas de juros exorbitantes sobre dívidas não pagas. Ora essa, você contraiu a merda da dívida, por mais que você tenha razão em reclamar no que isso lhe ajuda?

Por que outras pessoas precisam ouvir você falando disso? Está endividado? Venda algumas coisas que não está usando para levantar recursos, pare de gastar com vagabundagens e baladas cretinas com seus amigos retardados e guarde o dinheiro, comece a gastar com inteligência.

A solução é AGIR. Faça algo pois estou cansado de ver fracalhões idiotas reclamando da vida no Facebook dizendo que estão endividados enquanto gastam 400 reais numa noite numa porcaria de camarote VIP para parecerem descolados.

O trabalho está ruim? Comece a procurar outro emprego e depois peça demissão, ou então cale a boca e trabalhe. É duro ouvir isso? Sim, mas eu não vou aliviar pra você, não vou dizer que você é um coitadinho explorado porque você é superior a isso. Não fique cuspindo no prato em que você come, pois isso não lhe levará a nada! Tente crescer de alguma forma e não se rebaixar! Pare de ser um idiota seu cagalhão!

O relacionamento familiar está péssimo? Falar mal dos seus parentes não adiantará nada, falar mal da sua mãe que limpou sua bunda também não, faça algo bom por eles também ao invés de ficar no trono esperando que todos lhe sirvam como se fosse um bibelô. Seja forte e honrado, assuma as rédeas.

Mantenha sempre o foco em resolver o problema por poupar suas energias

Sempre que um lutador precisa entrar no ringue, ele faz o máximo para chegar ao grande dia com total energia, evitando desgastes físicos e emocionais e até mesmo ter relacionamentos antes da luta. Alguns até param de falar com a namorada por semanas antes do dia "D", literalmente sumindo do mapa, pois precisam se concentrar e não podem se estressar discutindo sobre porcarias domésticas.

Quando reclama, você está gastando energias e se estressando desnecessariamente, perdendo o foco que deveria ser a sua luta, ou o problema que você está tentando resolver. Se o problema tem solução, concentre-se nisso. Se não tem solução, então já está solucionado e cabe a você assimilar isso e seguir em frente com a sua vida.

Líder, concentre-se no erro e não em quem errou

Se você é um chefe, líder ou responsável pela família, assuma sua liderança com firmeza sem ficar reclamando de suas responsabilidades. Quando um avião passa por uma turbulência ou mudança de tempo, o piloto se concentra em como solucionar aquele problema e não perde tempo abrindo o rádio para reclamar ou xingando quem fez o plano de voo. Se você aprecia alguém que resolve os problemas, outros irão lhe apreciar se você tomar a mesma atitude.

Se algum subordinado ou familiar seu cometer um erro, concentre-se em como podem solucionar isso para controlar os danos ao invés de ficar xingando e agindo feito um animal. É assim que uma boa liderança age.

Seja discreto

Veja, todos nós temos problemas a dar com pau. Não estou dizendo que você precisa ser um super homem que nunca terá problemas na vida e nunca terá aflições. O que eu quero é que você esteja preparado para quando elas acontecerem. A maioria dos homens que você admira por serem bons líderes ou pessoas com uma vida estabilizada na realidade passam por vários problemas diários, porém, você não percebe pois eles são discretos.

Um homem que reclama de tudo não é discreto, é apenas um bebê chorão que acha que é o único homem no mundo que passa por dificuldades e caiu na armadilha de "desabafar" para se sentir melhor. Falar para outros do seu problema não fará você se sentir melhor, o que fará você se sentir melhor é RESOLVER o problema.

Busque o apoio de quem realmente pode lhe ajudar

Quando você se machuca, você vai ao hospital e não à delegacia de polícia. Quando você é vítima de um crime, vai à delegacia e não ao hospital. O mesmo princípio serve se você precisar de ajuda com problemas do cotidiano: busque quem REALMENTE pode lhe ajudar ao invés de disparar mensagens para todos os seus amigos ou conhecidos, ou falar exaustivamente do problema com pessoas que você SABE que não irão lhe ajudar. Seja preciso e discreto quando precisar de ajuda e suas chances aumentarão.

Uma coisa que eu sempre digo é que nós, homens, somos muito mais fortes do que imaginamos. Quando estamos realmente perto de descobrir tudo aquilo de que somos capazes, já estamos velho e à beira da morte, e em geral morremos sem explorar todo nosso potencial. Por isso, eu lhe digo hoje, jamais tenha medo de problemas. Você é mais forte do que pensa. O que um homem pode, o outro também pode. Você não precisa reclamar como se não tivesse forças, você tem!

Você é homem.

Comentários

  1. E vc tá fazendo o quê neste post aqui, paspalhao? Reclama do de quem reclama! Hipocrisia do caralh0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Anônimo cagalhão, vá caçar sua turma.

      Excluir
  2. Excelente texto Doutrina!Que bom que voltou a postar no blog.
    Estou precisando de doses de real para me descontaminar do lixo matrixiano.

    ResponderExcluir
  3. Continua doutrina, por favor, sempre ganhando conhecimento com você.

    ResponderExcluir
  4. Lembrando que o ato de reclamar é contagioso. Experimente (não experimente) ficar ao lado de pessoas com esse hábito e logo estará infectado. Hoje em dia é até falta de educação não contribuir com a reclamação quando posta na mesa.
    Parar de reclamar é um passo fundamental para tornar-se homem, com toda certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, esta parte de se contaminar com quem está ao seu redor é discorrida por NA no livro que fala das correntes magnéticas das pessoas e/ou ambientes. Não frequentar tais lugares e ter um bom conhecimento de si mesmo é vital para sermos cada vez mais blindados frente a esses cenários.
      Como diria Nessahan: "Uma rocha intransponível!".

      Excluir
  5. Doutrina, ótimo texto. Pra variar! Old School!

    ResponderExcluir
  6. Doutrina!! Puta que pariu. ainda bem que voltasse a postar. Avante!

    ResponderExcluir
  7. Leio o blog desde 2014 é a primeira vez que comentarei aqui, eu passei por uma depressão e enfrentei meus problemas (emprego,mulher,auto-estima) lendo o blog. Incrível como as palavras certas funcionam, busquei ajuda profissional tbm com psicólogo e procurei mais auto conhecimento. O blog foi de fundamental ajuda nesse processo, devez em quando releio algo. Verdade que todo caminho será difícil e a vida marcada mais por momentos ruins do que momentos de júbilo e glória e sendo assim, temos que esticar o peito mesmo e encarar a vida de frente, com virilidade e responsa. grande salve a todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres rodadas: DIGA NÃO

Como lidar com um término de relacionamento

Mangina - O que é? - Parte 1