Desmotivação: entenda porque muitos desistem de treinar e estudar


Quem nunca se sentiu desmotivado pra encarar uma pilha de livros para passar naquele concurso, prova ou vestibular? Quantos vc já não viu desistindo da academia nos primeiros três meses dizendo que "academia não é pra mim"? A desmotivação é uma constante nas nossas vidas, porém como vencê-la? Vamos começar falando de academia e dos extenuantes treinos físicos e porque é tão comum essa "desmotivação" em treinar. Primeiramente, musculação e fisiculturismo é um esporte tremendamente chato por envolver diversos aspectos físicos e biológicos que vão além do esforço físico. É corretamente chamado por muitos de o esporte mais filho da puta que existe.

A desmotivação acontece porque todos nós desde que saímos das cavernas buscamos o conforto e métodos de simplificar a vida para pouparmos esforços. A raiz da civilização desde os primórdios gira em torno de simplificar os meios de vida para que se poupe esforços e vigor para o lazer ao invés da labuta. A invenção da roda foi um exemplo primário disso. Posso até imaginar o inventor da roda falando "com isso vamos poupar energias em carregar pedregulhos para poder trepar mais em casa! Iuhuuu!".

Em outras palavras, somos mais condicionados mentalmente a ter prazer em sentar o rabo no sofá vendo Faustão do que levantar ferros por aí e sentir o cansaço físico, algo incomum num mundo onde nem é preciso mais levantar a bunda da cadeira pra mudar de canal.

Ao começarmos uma atividade física, nos sentimos como voltando as cavernas e tendo que disciplinar novamente o nosso corpo e mente que já estavam viciados no prazer da comodidade moderna, o que é um processo difícil e por isso tantas pessoas não passam dos 3 primeiros meses de academia, porque se sentem agredidas e desgostosas por perder tantas facilidades na rotina. A mente automaticamente aciona mecanismos de defesa para que vc evite aquela atividade, mesmo que ela seja benéfica, e você incrivelmente entra num processo de auto-sabotagem.

Essas pessoas que desistem por conta de desmotivação dizem que "academia não é pra mim", que "meu negócio não é musculação", falam que "vou largar pq não sinto prazer nisso", como se todos ali na academia gostassem ou possuíssem algum prazer sádico em esgotar seus corpos até a dor extrema ou como se tivessem algum tipo bizarro de repulsa pelo conforto.

Quem de nós, se pudesse escolher qualquer corpo que deseja bastando simplesmente vestí-lo como uma roupa, ficaria se matando com pesos e dietas experimentais que nada agradam o paladar?

Quem não preferiria sentar o rabo numa poltrona confortável e relaxante ao invés de encarar 1 hora de esteira ou 200kg no supino?

Isso significa que TODOS nós possuímos aptidão e estamos mais propensos ao conforto, mas alguns se "desprogramaram" disso através da determinação e disciplina mental.

Nem é preciso dizer que isso se estende aos mais diversos campos da vida que envolvem disciplina, não apenas no treinamento corporal. É tão difícil disciplinar o corpo a fazer esforço mental para estudar para uma prova como é difícil alguém passar dos três primeiros meses na academia. Na verdade, tudo reside no mesmo problema: "convencer" seu cérebro e corpo a fazer, de repente, algo de que ele está programado desde sempre a evitar.

A chave para o sucesso em qualquer atividade necessária e exigente, portanto, é a disciplina e persistência. Seu corpo e mente, condicionados ao mundo moderno onde tudo é feito visando o prazer de nossas bundas, sempre irá protestar quando vc precisar fazer esforço. Porém, os resultados da persistência surgem com o tempo, assim como um pai quando educa uma criança paspalha e birrenta: embora no começo seja difícil educar, com o tempo a compreensão aumenta e as coisas se tornam mais fáceis.

Não desista nos treinos e drible a desmotivação nos estudos praticando atividades de que você gosta DEPOIS dos estudos. Estabeleça punições e as cumpra caso falte na academia ou deixe de estudar. Com isso as tarefas mais difíceis parecerão não tão dolorosas e agressivas quanto as punições, e será muito mais fácil honrar com seus compromissos sem desistir.

Comentários

  1. Mais um ótimo texto.
    Parabéns, Doutrina.

    Paspalhos, tirem o rabo dessa cadeira e toquem suas vidas!

    ResponderExcluir
  2. Determinação Habito e Disciplina...

    ResponderExcluir
  3. Desmotivação é uma merda, disciplina é o que há.

    "As últimas três ou quatro repetições é o que faz o músculo crescer. Esta área de dor divide o campeão de alguém que não é um campeão. Isso é o que falta a maior parte das pessoas, ir até o final mesmo através da dor, não importa o que aconteça."

    -Arnold Schwarzenegger

    ResponderExcluir
  4. Antes de entrar pra academia,eu era um gordo filho da puta que passava o dia no PC comendo bolacha e M&Ms.Depois que fui obrigado e com um pequeno incentivo de um amigo me mandei pra academia,e caralho,a maior recompensa pra mim,o mais gratificante foi ver todas as pessoas ao meu redor notando o meu esforço e resultado,puqueparil,não paro mais.

    ResponderExcluir
  5. Gostei desse trecho:

    "A mente automaticamente aciona mecanismos de defesa para que vc evite aquela atividade, mesmo que ela seja benéfica, e você incrivelmente entra num processo de auto-sabotagem".

    Me pareceu como o corpo que depois de muito tempo sedentário também sofre com exercícios.

    Abraços, MDI

    ResponderExcluir
  6. outro otimo texto, ate q malho demais ja tem algum tempo,nisso nao tenho problema

    agora estudar é foda,olhar akele monte de livros e ter q assimilar tudo akilo é de matar de raiva.
    Tento pensar o tempo todo na merda q vida q tenho e na q vou ter quando tiver numa emprego q pague bem.

    ResponderExcluir
  7. Um Homem Honrado investe naquilo que é mais relevante, e qualquer adversidade(fisica ou mental) é encarada com superação.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo dia dos Homens rapaziada!!!!

    15/17 - Dia do Internacional do Homem

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post, atividade física é um vício, basta pegar "gosto pela coisa", que tu não para mais.
    vlw.

    ResponderExcluir
  10. bacana...


    Eu era daqueles que entrava na academia e saia em seguida, fazia os treino meia boca passado pelo dono, frequentava metade do que pagava. Isso aconteceu 2 vezes.

    Até que cai na real, matriculei de novo e nao sai mais, hj faz 3 anos e alguns meses que treino e não aguento ficar 1 semana parado sem ficar com aquele peso na consciencia...

    Antes eu ficava admirado com o peso que certos caras "levantavam", com o fisico deles etc. Hoje eu noto que os novatos fazem o mesmo comigo hehe, pedem dicas etc..

    Fica a dica, musculacao é coisa a longo prazo e só ''vence'' aquele com disciplina e paciencia.

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Por que os sites de meninas não escrevem textos sinceros assim??
    Eu também odeio academia!E odeio qd vejo as pessoas malhando felizes e magras. Mas..vamo simbora! Parabens pelo texto!!
    ass: nana.

    ResponderExcluir
  12. Fui daqueles que começavam e largavam a academia toda hora, esse ano me motivei mais, estou conseguindo mais força, mais físico e mantenho isso com os estudos(que são pesados) e a minha bolsa(20h semanais), ainda batalho pra dar uma emagrecida legal, mas seguimos firme! o/

    ResponderExcluir
  13. Bom pessoal, de uma coisa tenho certeza, o "mimo" recebido na infância por alguns (inclusive eu), atrapalha muito no desenvolvimento como homem,nos estudos, academia... A desmotivação(e preguiça) é muito grande, não temos (tenho) vontade nenhuma de estudar, não temos persistência e nem atitude, como o doutrinador falou fiquei três mêses na academia e desisti, enfim, sempre esperamos que alguém faça as coisas por/para nós, e buscamos (busco) somente o conforto e mordomia para o nosso corpo.

    Acredito que isso seja também um grande problema, e que está relacionado ao post do nosso querido amigo doutrina.



    OBS: Escrevi alguns verbos no plural pq sei que não sou só eu quem sofre disso, e pra quem não foi mimado, acredite, é uma MERDA sair disso quando a responsa bate na porta.




    OBS 2: e SIM , eu gostaria muito que o Doutrinador , assim que tiver algum tempo, escrevesse algo relacionado a esse tema, para que ajudasse alguns leitores que , assim como eu (estou tentando), querem sair das asinhas da mamãe e do papai pra encarar a vida.


    OBS 3: Se já existe algum post sobre isso (mimados) me desculpem, pois não me lembro agora...

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca fiz corpo mole na hora de ir treinar. Muito pelo contrário, sempre gostei. Talves pelo fato de ter começado em uma academia legal, com pessoal bacana. Sempre gostei tb de estar em forma.

    Já estudar eu tenho mais dificuldade. Não que eu nao estude, eu estudo, mas, toda vez que eu penso em estudar, me dá aquela sensaçaõ ruim. Mas eu descobri que o difícil é só o começar, porque depois que vc começa, as coisas andam naturalmente. Portanto, sempre temos que fazer um esfoço para sair da zona de conforto. A zona de conforto é um perido, pois se vc ficar preso nele, vc se tornará um fracassado.

    ResponderExcluir
  15. Eu sentia o grande prazer em ir pra academia. Só não estou indo agora por causa do tempo. Mas em breve voltarei.

    ResponderExcluir
  16. Tava malhando há 1 ano e meio, era parte da minha rotina.

    Parei porque minha vida virou do avesso, aora deu uma acalmada, mas perdi todo o ânimo que eu tinha. Tá fd voltar a malhar.

    O segredo é fazer disso uma rotina, mas não é fácil colocar em prática.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coisas que você precisa aprender: agir como homem

Mulheres rodadas: DIGA NÃO

Mangina - O que é? - Parte 1