Como vencer a timidez: o guia de virilidade - Lição 2



Lição 2 - Aparência


Como visto na lição anterior, tímidos se consideram inferiores aos demais e automaticamente se acham um lixo. Com isso perdem o respeito por si e ficam por aí esperando que alguém lhe ofereça uma esmola, ou que apareça alguma garota com super poderes oriundos de uma chuva de meteoros, que seja capaz de ler o que ele tem por dentro só de olhar.


Agora que você já aprendeu que não tem uma doença transmissível e aprendeu a falar com outros olhando nos olhos ao invés de se esconder atrás de uma franja ou andar de cabeça baixa, vamos falar da aparência e porque ela é importante.


Todo tímido acha que ninguém liga pra ele e, portanto, não vê necessidade de se arrumar. Na faculdade, estudei com um colega que era mais alto, tinha melhor aparência e mais cabelo do que eu. Mas o cara se vestia como um lixo e se considerava inferior. Depois vinha perguntar por que era vítima de bullying (embora a culpa principal seja dos bullyers, óbvio), por que era impopular com as garotas e por que não conseguia o respeito dos outros. Ele atribuía a culpa disso à timidez, mas na verdade o problema é que ele superestimava sua timidez e se encarava como doente mesmo não sendo.


Todo tímido sonha que alguém apareça na sua vida e olhe "o que ele é por dentro". Só que relacionamentos não são um filme da Disney, são movidos por troca de interesses e se você não aparenta ter poder de barganha não recebe nada.


Na prática, se através da aparência e atitudes você comunica que se considera um fracassado, as pessoas irão lhe ver assim. É politicamente incorreto dizer isso, mas o fato é que o mundo é levado por aparências e as pessoas julgam no mínimo 90% de você pela sua aparência.


Tímidos geralmente invejam as pessoas magnéticas, extrovertidas e falastronas. Mas não percebem que essas pessoas agem como verdadeiros vendedores: descobrem suas qualidades e as realçam para que se tornem altamente atrativas para os relacionamentos. Imagine que você queira vender algo que possui e, portanto, queira achar um meio de gerar a atração do público nele. Um bom vendedor destacaria as qualidades do produto e esconderia os defeitos. Já o mau vendedor diria: "acho isso uma merda, mas tenha pena de mim e compre-o!". É exatamente assim que os tímidos agem. Não sabem realçar suas qualidades e evidenciam seus defeitos através da aparência desleixada. Já os extrovertidos e magnéticos fazem justamente como o bom vendedor: destacam o que possuem de melhor, cuidam da aparência e jogam os defeitos (sim, eles não são perfeitos) pra debaixo do tapete. 


Esqueça as mulheres que dizem que gostam de você pelo que você é “por dentro”. Mentira. Ninguém é capaz de enxergar isso a primeira vista e não estará interessado em saber o que você tem “por dentro” se você aparentar ser um completo fracassado por fora. Caia na real. Nenhuma mulher pensa “nossa, vou chegar ali naquele cara desleixado com cabelo bagunçado, óculos ridículos, linguajar de elfos incompreensível e roupa amarrotada, porque talvez ele tenha algo bom por dentro”. Não vão. Talvez sua mãe pense assim a seu respeito, mas pode ter certeza que outras mulheres, colegas de sala de aula e até mesmo empregadores, não.


A experiência mostra que mulheres preferem sair com os “bonitões” que são podres por dentro do que os desleixados que são bonitos por dentro. O que fazer então? Seja superior aos dois.


Sua aparência é isca para as relações, portanto nada de bancar o tímido “rebelde incompreendido” que não liga pra aparência e quer se isolar por se achar um monstro, ou fazer bizarrices no corpo/vestimenta como forma de protesto. Isso não funciona e é contraproducente.


Exercício viril: olhe atentamente para o espelho e faça um relatório do que viu. Provavelmente verá aquele cabelo estilo ninho de pombo, uma cara inchada, corpo excessivamente gordo/magro, aspecto de frango/doentio, expressão depressiva, palidez, barba mal feita, roupas desproporcionais ao corpo, etc. Portanto, seu alvo agora é mudar essa imagem. Leia meus conselhos sobre alimentação e academia e invista nisso. No começo vai ser difícil mas não desista. Descubra suas qualidades e defeitos e faça uma lista deles, procurando métodos de "turbinar" suas qualidades e métodos de corrigir seus defeitos. Se tiver dúvidas de como colocar o exercício em prática, me pergunte aqui. Mas tente primeiro antes de perguntar.


Atenção: não estou dizendo para você sair por aí com uma calça laranja fluorescente e cabelo de Justin Bieber, só porque os outros estão usando isso. Simplesmente vista-se bem. Roupas asseadas, cabelo com corte decente e arrumado (use um gel se o seu cabelo parece um ninho de pombo), perfume favorito, sapatos limpos, ROUPAS DO TAMANHO CERTO, óculos discretos que combinem com seu rosto ou mesmo lentes de contato. Se você mesmo não se julgar interessante o bastante pra cuidar de si mesmo o necessário, ninguém achará. Ao sentir que fez o máximo pra melhorar sua aparência porém sem apelar para modismos cretinos, você se sentirá menos inibido e mais seguro para falar.

O guia continua semana que vem com a lição 3. Aguardem.


***


Série "Como vencer a timidez, o guia de virilidade", em 4 lições


Lição 1 - Introdução: Timidez não é doença
Lição 2 - Aparência e contato
Lição 3 - Teoria
Lição 4 - Dicas poderosas e infalíveis


***


Mais: Cadastre-se no fórum Homens Honrados.

Comentários

  1. Muito bom Doutrina. Agora sim você está tratando na raíz o problema do crescimento dos homens de hoje em dia com esses artigos sobre timidez.

    Realmente é um assunto chato de se tratar, mas se alguém não o fizer, seu formspring sempre estará lotado de perguntas de "cabaços".

    A internet, livros, consultórios médicos sempre nos vem com o politicamente correto de "seja você mesmo", "as pessoas têm que gostar de você pelo que você é", "temos que nos aceitar como Deus nos fez", etc. É fundamental que haja pelo menos um lugar nesse mundo que trate do assunto como ele realmente é, sem politicamente corretos e sem receio de falar a real.

    Já passei por isso tudo em minha vida, sei como é difícil. Na época tive que ir me virando até encontrar o caminho certo sozinho, dando a cara a tapa.

    Estes posts ajudarão muita gente, apesar de ser "chato" ter que falar disso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. simplesmente fantástico!

    ótima argumentação, todo tímido deveria ler!

    ResponderExcluir
  3. otimo poste, simplesmente ficou claro que o que acontece é a "lei da atração" se vc pensa que é uma coisa, um ruim fracassado, etc. Acaba agindo assim pq sua atenção ta concentrada nisso e essa 'atenção' é uma força que faz com que isso aconteça.

    Exatamente como acontce ao contrario, os outros que agnte "acha" que eles se "acham" e que vermos que são "melhores" que a gente é pq simplesmente eles se "acham" e com isso eles criam uma 'força' e magnetizam isso.

    "você é o que você 'pensa'"

    ResponderExcluir
  4. Excelente e instrutivo post Doutrina!!!

    Argumentação perfeita! Cada vez que passo por aqui é um deleite ver os seus posts!

    Um abraço e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Este guia esta realmente bem feito. Existem coisas no post que descobri a algum tempo, pois já passei por esta fase. Aparência conta bastante. Considero a parte mais importante do texto: "Na prática, se através da aparência e atitudes você comunica que se considera um fracassado, as pessoas irão lhe ver assim.".

    ResponderExcluir
  6. O homem tem que ter senso de estética para não ser um pateta escroto.

    Corte o cabelo igual macho. Raspe com maquininha do lado. Mullets é coisa de pateta, de redneck desdentado da roça, de Justim Bibier e dessas bandas emos da vida. Não precisa ser corte de soldado, mas sim corte curto, bem aparado dos lados (maquina 2 ou 1).

    Use roupas descentes. Não precisa ser de marca. Em vez de usar uma camiseta de cor viva (vermelho, amarelo, laranja) e de tamanho grande, use camiseta básica branca ou preta, mais justa no corpo, pois irá te deixar com uma aparencia mais forte e mais alto. Cores vivas não sao masculinhas.

    Não viva fedendo. Tome banho direito, use perfume. Se não tem dinheiro para perfume, usa desodorante de um odor não muito forte. Use roupas limpas. Eu tinha um amigo que vivia fendendo gambá e reclamava que não pegava mulher.

    Não baque o idiota. Seja sério, masculino, imponha respeito. Mas não seja muito sério, faça piadas de humor negro também.

    ResponderExcluir
  7. Sou tímido, ou ex-tímido, e ia seguindo esse modelo de conselhos, e este, especificamente, está fantástico, muito claro, objetivo. Vai ajudar muitos tímidos, e até quem tem fobia social (timidez a nível patológico - era o meu caso)

    ResponderExcluir
  8. Se cabelo fosse bom não teria no CU, Recomendo a todos meter um maquininha no cabelo, raspar mesmo, não precisa ser careca, passe uma numero 2 dos lados e 3 em cima e ja era, o homem fica automaticamente mais viril e masculo de cabelo raspado.

    ResponderExcluir
  9. Não errar quando for se vestir é muito fácil, basta usar uma camisa pólo, calça jeans, cinto e tênis casual (e não o seu tênis de academia ou de corrida) no tamanho certo nem grande nem pequeno demais. Não tem o que fazer. Se quiser aprimorar o visual, usa um relógio de qualidade.

    ResponderExcluir
  10. "Só que relacionamentos não são um filme da Disney, são movidos por troca de interesses e se você não aparenta ter poder de barganha não recebe nada."

    Essas palavras meu amigo, a despeito de parecerem prosaicas, apontam a sua estatura moral e a representatividade de suas palavras no curso natural da humanidade. Isso foi realemente grande, muito bem.

    ResponderExcluir
  11. muito bom vc esta de Parabéns doutrina!

    ResponderExcluir
  12. Genial! Mal posso esperar pela terceira parte :)

    Um texto como esse é capaz de mudar vidas hehe Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  13. O homem tem que se cuidar. Porque se ele é sujo, mal arrumado, todo mundo bota defeito, mas se você coloca uma roupa com cores combinadas e bem passada, pronto todo mundo nota diferença e se não notar... Pelo menos você não será lembrado como o paspalho fedido e desajeitado que não se dá bem com ninguém!
    Abraços Doutrina.

    ResponderExcluir
  14. O irmão me vi inteiramente na lição 1 só que não a ponto de usar calças verdes, valeu muito bom esse texto vou praticar os essas verdades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coisas que você precisa aprender: agir como homem

Mulheres rodadas: DIGA NÃO

Mangina - O que é? - Parte 1